Situa-se no bairro da Portuguesa (subdivisão da Ilha do Governador, que leva esse nome em homenagem ao clube).
A iniciativa de fundação do clube surgiu após os empresários Constantino Paiva e Joaquim Martins Leal, em excursão a Santos (SP), terem conhecido a Associação Atlética Portuguesa desta cidade.
Os empresários do ramo de sacos vazios e usados disputaram, com seus colegas e empregados, uma partida de futebol amistosa com os representantes santistas desse ramo. O jogo terminou empatado em 1 a 1.
Na volta ao Rio, resolveram se organizar para um “jogo contra”. Portanto, em 17 de dezembro de 1924, Luiz Souza Gomes e um grupo de negociantes e empregados no ramo de sacos vazios e usados propuseram a criação de um clube também chamado Associação Atlética Portuguesa.
A Portuguesa-RJ foi o primeiro clube a disputar partidas oficiais em quatro países, Marrocos, Mônaco, Polônia e URSS.
A Portuguesa também teve as suas façanhas internacionais, pois em 1956 fez uma excursão para a União Soviética, onde enfrentou o Dínamo Moscou e o Dínamo Tiblissi, mas a grande façanha foi derrotar o Real Madrid por 2 a 1, em Madrid, no Santiago Bernabeu. Outro momento histórico ocorreu em 1976, quando a Portuguesa se sagrou campeã do Torneio Internacional Otávio Pinto Guimarães, ao ganhar do Benfica de Portugal na final realizada no Estádio São Januário, no Rio de Janeiro.
Manda jogos no Estádio Luso-Brasileiro, conhecido como estádio dos ventos uivantes devido a fortes ventos que as vezes o atinge, com capacidade para 12.000 espectadores. João Maria do Rego Gonçalves é quem virou presidente em 2011 após 10 anos do ex- presidente Antonio Augusto de Abreu.
ARTE PG - FUTMESA
PG - FUTMESA 2011
O MELHOR ESTA AQUI.
Nenhum comentário:
Postar um comentário